PUBLICIDADE

Mundo

Terrorista postou vídeo de ataque em Halle, na Alemanha

Gravação mostra que atirador queria entrar em sinagoga na cidade

9 out 2019 - 14h30
(atualizado às 14h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Visitante de sinagoga conversa com policiais após ataque em Halle, na Alemanha
Visitante de sinagoga conversa com policiais após ataque em Halle, na Alemanha
Foto: EPA / Ansa

Um vídeo de 35 minutos mostra detalhes do atentado desta quarta-feira (9) em Halle, no leste da Alemanha. A gravação foi descoberta pelo portal de contraterrorismo Site e feita pelo próprio agressor, que ainda não foi identificado. "Um vídeo de 35 minutos do tiroteio em Halle feito por uma câmera na cabeça foi postado em um site de videogame", disse a diretora do Site, Rita Katz.

Segundo ela, a ação é semelhante ao ataque contra duas mesquitas de Christchurch, na Nova Zelândia, que matou 51 pessoas em 15 de março de 2019. Em determinado momento, de acordo com Katz, o agressor diz, em inglês: "A raiz de todos os problemas são os judeus".

Ainda segundo a diretora do Site, o vídeo é "perturbador" e mostra o homem defendendo argumentos da extrema direita enquanto dirige para a sinagoga. "Ele fica frustrado quando não consegue entrar e atira aleatoriamente em uma mulher na rua. Parecendo improvisar, entra em lojas [um restaurante de kebab] e mata outro antes de fugir", afirma Katz em seu perfil no Twitter.

A imprensa alemã publicou que o único suspeito preso até o momento é um "alemão branco", mas o homem ainda não foi identificado.

Bolsonaro detona candidatura de Huck: "Pau mandado da Globo":
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade