Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Terremoto leva pânico ao Pacífico, mas não deixa vítimas

Abalo de 8.8 provocou alertas de tsunami em diversos países

30 jul 2025 - 09h30
(atualizado às 10h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Um forte terremoto de magnitude 8.8 na escala Richter sacudiu o norte do Oceano Pacífico e provocou alertas de tsunami em países como Rússia, Estados Unidos, Japão, Filipinas, China e Peru, porém não deixou vítimas nem causou danos significativos.

Água invade distrito de Severo Kurilsk, na região russa de Sacalina
Água invade distrito de Severo Kurilsk, na região russa de Sacalina
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Na península de Kamchatka, no Extremo Oriente russo, as ondas chegaram a cinco metros de altura, enquanto o arquipélago americano do Havaí registrou ondas de até 1,21 metro, e o Japão, de 1,3 metro.

O terremoto teve epicentro 136 quilômetros a leste de Petropavlovsk-Kamchatskiy, na península de Kamchatka, a uma profundidade de 20,7 quilômetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), e foi seguido por mais de 30 réplicas.

Esse foi o tremor mais forte na região desde 1952 e o mais intenso em todo o planeta desde o abalo sísmico que provocou um tsunami na costa do Japão, em março de 2011, e o desastre nuclear na central de Fukushima, que foi evacuada nesta quarta-feira (30) por precaução.

No Havaí, as autoridades locais já revogaram o alerta de tsunami, e as pessoas evacuadas começaram a voltar para casa. "Até o momento, não vimos nenhuma onda significativa, o que é um grande alívio para nós", disse o governador Josh Green.

O porta-voz do governo da Rússia, Dmitry Peskov, também afirmou que "não houve vítimas" no país e destacou que "todos os sistemas de alarme" funcionaram corretamente.

O governador da província russa de Sacalina, Valery Limarenko, contou que a água inundou o porto do distrito de Severo-Kurilsk e uma empresa de pesca, porém as pessoas "se refugiaram rapidamente nas partes altas".

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade