Trump e Rodríguez, da Venezuela, conversam em telefonema descrito como positivo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou nesta quarta-feira por telefone com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e os dois líderes descreveram separadamente a ligação como positiva.
Rodríguez assumiu a presidência interinamente no início deste mês, após o Exército norte-americano capturar o presidente Nicolás Maduro e levá-lo para os EUA para ser julgado por acusações de tráfico de drogas.
Em uma publicação nas redes sociais, Trump afirmou que os dois discutiram petróleo, minerais, comércio e segurança, enquanto os EUA trabalham para "ajudar a Venezuela a se estabilizar e se recuperar".
O telefonema marca uma grande mudança diplomática entre os dois países após meses de tensões crescentes, incluindo ataques militares dos EUA a supostos navios de tráfico de drogas e sanções direcionadas ao setor petrolífero da Venezuela, com o governo Trump de olho nas vastas reservas de petróleo do país.
Ex-vice-presidente de Maduro, Rodríguez afirmou que a ligação foi longa, produtiva e cortês e disse que os dois discutiram uma agenda bilateral para o benefício dos dois países.
Nos últimos dias, Rodríguez chegou a criticar o governo Trump por "sequestrar" Maduro e pediu seu retorno.
Em comentários sobre a ligação, Trump referiu-se a Rodríguez como uma "pessoa fantástica" e disse que o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, também havia entrado em contato com ela.