PUBLICIDADE

Mundo

Terremoto em Milão é o mais forte dos últimos 500 anos

Província foi atingida por sismo de magnitude de 3,9 graus

17 dez 2020 - 15h44
(atualizado às 17h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O terremoto de magnitude de 3,9 graus na escala Richter registrado nesta quinta-feira (17) na província de Milão foi o mais forte que afetou a região nos últimos 500 anos, informou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV).

Província foi atingida por sismo de magnitude de 3,9 graus
Província foi atingida por sismo de magnitude de 3,9 graus
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo dados de Lucia Luzi, chefe da seção de Milão do INGV, o epicentro ocorreu em Trezzano sul Naviglio a cerca de oito quilômetros de profundidade, às 16h59 (horário local).

"Milão é uma área que historicamente nunca conheceu uma grande sismicidade. Olhando para o catálogo histórico de terremotos, temos que voltar 500 anos atrás para encontrar um terremoto 'gêmeo' do atual, com epicentro em Milão e magnitude 3,7", afirmou.

Luzi ainda explicou que "outros terremotos históricos importantes ocorreram em áreas vizinhas, como em Monza, em 1396, com um terremoto com magnitude estimada em torno de 5 e, em seguida, um tremor na fronteira com o Piemonte, em 1918, com uma magnitude de 4,6".

Logo depois o sismo, moradores de Milão - que fica a 11 quilômetros da cidade que foi o epicentro - e municípios próximos relataram nas redes sociais que sentiram o tremor, que chegou a derrubar objetos dentro das residências. Até agora, não há informações sobre vítimas ou feridos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade