PUBLICIDADE

Mundo

Telecom Italia exclui Huawei de núcleos de 5G, diz agência

Decisão se refere às futuras infraestruturas em Brasil e Itália

10 jul 2020 - 07h56
(atualizado às 07h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A Telecom Italia, dona da TIM, não convidou a empresa chinesa Huawei para a disputa pelo fornecimento de equipamentos para os núcleos de suas futuras redes 5G na própria Itália e no Brasil.

Huawei é acusada pelos EUA de ser veículo de espionagem da China
Huawei é acusada pelos EUA de ser veículo de espionagem da China
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A informação é da agência Reuters, que diz que a companhia italiana chamou apenas Cisco, Ericsson, Nokia, Mavenir e Affirmed Networks.

A notícia chega em meio às pressões dos Estados Unidos em seus aliados para excluir a Huawei de suas redes de quinta geração, com o argumento de que uma eventual participação abriria caminho para espionagem por parte da China.

No entanto, fontes ligadas à Telecom Italia afirmaram que a decisão de não convidar a Huawei é de "natureza estritamente industrial" e não se deve a fatores políticos. Além disso, segundo as mesmas fontes, a empresa chinesa continua sendo parceira da TIM em outros setores, como as redes de acesso.

A Huawei participou do lançamento do primeiro projeto-piloto de 5G da empresa italiana em uma rede ativa no Brasil, em Florianópolis (SC), em junho de 2019.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade