PUBLICIDADE

Mundo

Supremo confirma condenação de presidente do Parlamento catalão

Quim Torra deve ficar afastado de cargos públicos por 18 meses

28 set 2020 - 11h58
(atualizado às 12h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O Supremo Tribunal da Espanha confirmou a condenação por desobediência contra o presidente do Parlamento da Catalunha, Quim Torra, nesta segunda-feira (28). Com isso, o político precisará ficar 18 meses afastado de qualquer cargo público no país.

Quim Torra ficará impedido de exercer cargos públicos por 18 meses
Quim Torra ficará impedido de exercer cargos públicos por 18 meses
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Durante o período eleitoral, Torra se negou a retirar da Generalitat faixas que demonstravam apoio aos políticos catalães que defendem a independência e que estão presos por ordem da Justiça de Madri. O político ainda terá que pagar 30 mil euros de multa.

Na sentença, os magistrados afirmaram que Torra "repetida e obstinadamente desobedeceu" as ordens do Conselho Eleitoral Central para retirar alguns símbolos dos edifícios públicos do Parlamento catalão durante as eleições gerais de 28 de abril de 2019. O Conselho informou, à época, que a neutralidade solicitada à administração pública foi violada.

Com a decisão, a região agora vive o fim antecipado da legislatura atual, com eleições que devem ser realizadas entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. No entanto, enquanto o Tribunal Superior da Catalunha, que julgou em primeira instância, não executar a sentença, Torra continua no governo. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade