PUBLICIDADE

Mundo

Secretário de Estado dos EUA diz que Washington apoia Egito em luta contra terrorismo

12 fev 2018 - 10h49
(atualizado às 11h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, disse nesta segunda-feira que seu país apoia o Egito em sua luta contra o Estado Islâmico, mas reiterou que Washington defende eleições livres e justas no país árabe.

Secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, durante encontro com o ministro de Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, no Cairo
12/02/2018
REUTERS/Khaled Elfiqi/Pool
Secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, durante encontro com o ministro de Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, no Cairo 12/02/2018 REUTERS/Khaled Elfiqi/Pool
Foto: Reuters

Falando em coletiva de imprensa ao lado de sua contraparte egípcia, Tillerson ainda disse que os EUA continuam comprometidos em buscar uma paz duradoura entre Israel e os palestinos, apesar da decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Tillerson chegou ao Egito no início de uma turnê regional em meio à intensificação nas tensões entre Israel e Síria, provocada pela derrubada de um caça F-16 israelense, e na esteira de grande operação de segurança dos militares egípcios para reprimir militantes que já mataram centenas de pessoas desde 2013.

"Concordamos que continuaremos com nossa cooperação estreita nas medidas contra o terrorismo", afirmou o secretário. "O povo egípcio deve ter a confiança de que o comprometimento dos EUA de continuarem a apoiar o Egito na luta contra o terrorismo e levar segurança ao povo egípcio é firme".

A campanha militar do Egito ocorre antes da eleição presidencial, marcada para março, na qual o presidente Abdel Fattah al-Sisi busca um segundo mandato.

Indagado a respeito, Tillerson respondeu que os EUA apoiam uma eleição crível e transparente no Egito e na Líbia.

"Sempre defendemos eleições livres e justas, eleições transparentes, não só no Egito, mas em qualquer país", disse Tillerson.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade