PUBLICIDADE

Mundo

Rússia permitirá saída de navios estrangeiros de Mariupol

Moscou abrirá 'corredor' a partir das 8h desta quarta-feira

24 mai 2022 - 16h50
(atualizado às 17h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia anunciou que abrirá uma espécie de "corredor humanitário" a partir das 8h (horário local), desta quarta-feira (25), para permitir a saída de navios estrangeiros do porto de Mariupol.

Rússia permitirá saída de navios estrangeiros de Mariupol
Rússia permitirá saída de navios estrangeiros de Mariupol
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A informação foi divulgada hoje (24) pelo Ministério da Defesa de Moscou, citado pela agência Interfax.

O corredor da cidade portuária em direção ao Mar Negro terá 115 milhas de comprimento e duas de largura, explicou o chefe do Centro de Controle de Defesa russo, Mikhail Mizintsev.

Apesar dessa liberação, outros "70 navios de 16 países permanecem bloqueados em mais seis portos: Kherson, Mykolaiv, Chornomorsk, Ochakiv, Odessa e Yuzhne".

A medida é anunciada no dia em que o poder Executivo da União Europeia disse que existem "várias provas" de que a Rússia está roubando trigo da Ucrânia ou destruindo estoques, o que arrisca agravar a crise alimentar no mundo.

As forças russas bloquearam todos os portos da Ucrânia no Mar Negro, impedindo, na prática, que os estoques de grãos do país sejam exportados. Na semana passada, Moscou condicionou a liberação da passagem de navios ucranianos à revogação das sanções aplicadas pelo Ocidente contra seus produtos de exportação.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade