Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Roma liga alerta contra quedas de árvores em área arqueológica

Pinheiro-manso caiu e feriu 3 turistas na Via dos Fóruns Imperiais

4 fev 2026 - 11h22
(atualizado às 12h16)
Compartilhar
Exibir comentários

A Prefeitura de Roma lançou uma força-tarefa para avaliar o estado de saúde de cerca de 50 pinheiros-mansos centenários na Via dos Fóruns Imperiais, após três quedas de árvores em menos de um mês na principal área turística de Roma.

A mais recente delas ocorreu no último domingo (1º) e deixou três pessoas levemente feridas, provocando também a interdição da rua, que atravessa um sítio arqueológico adjacente ao Coliseu e que reúne os restos de diversas construções da era do Império Romano.

Os pinheiros-mansos, espécie típica do Mediterrâneo, foram colocados na Via dos Fóruns Imperiais em 1931, durante o regime fascista, porém na época eles já tinham mais de 20 anos de vida.

Segundo especialistas, a longevidade desse tipo de planta em ambientes urbanos é de aproximadamente um século.

Pinheiros-mansos na Via dos Fóruns Imperiais têm mais de 120 anos de vida

A força-tarefa vai montar uma "delegação" de estudiosos para realizar inspeções nas árvores, a fim de estabelecer se é possível realizar uma intervenção seletiva apenas nos pinheiros mais frágeis ou se será necessário substituir as plantas por exemplares mais jovens.

De acordo com um comunicado da Prefeitura de Roma, a decisão final será anunciada "dentro de poucos dias", tendo em vista que o mau tempo registrado na capital nesta semana pode agravar as condições do terreno e favorecer novas quedas de árvores.

Especialistas apontam que, além da idade avançada, a crise climática também pode ter contribuído para a deterioração dos pinheiros, com a crescente alternância entre períodos muito áridos com outros de chuvas intensas, enfraquecendo as raízes das plantas.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade