Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reino Unido sanciona ministros israelenses de extrema-direita por comentários sobre Gaza

10 jun 2025 - 11h40
Compartilhar
Exibir comentários

O Reino Unido e outros aliados impuseram sanções a dois ministros israelenses de extrema-direita, Itamar Ben-Gvir e Bezalel Smotrich, nesta terça-feira, por "seus repetidos incitamentos de violência contra as comunidades palestinas", informou o Ministério das Relações Exteriores britânico.

Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Noruega juntaram-se ao Reino Unido no congelamento de bens e na imposição de proibições de viagem ao ministro da Segurança Nacional de Israel Ben-Gvir -- um colono da Cisjordânia -- e ao ministro das Finanças Smotrich.

"Itamar Ben-Gvir e Bezalel Smotrich incitaram a violência extremista e graves abusos dos direitos humanos palestinos. Essas ações não são aceitáveis", disse o ministro britânico das Relações Exteriores, David Lammy, juntamente com os ministros das Relações Exteriores de Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Noruega em uma declaração conjunta.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, disse que a medida foi "ultrajante" e que o governo realizaria uma reunião especial no início da próxima semana para decidir como responder à "decisão inaceitável".

Smotrich, ao discursar na inauguração de um novo assentamento nas Colinas do Hebron, falou em "desprezo" pela decisão britânica.

"O Reino Unido já tentou uma vez nos impedir de estabelecer o berço de nossa pátria, e não podemos deixar isso novamente. Estamos determinados, se Deus quiser, a continuar construindo."

O Reino Unido, assim como outros países europeus, tem aumentado a pressão sobre o governo do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu para acabar com o bloqueio à ajuda a Gaza, onde especialistas internacionais afirmam que a fome é iminente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade