Rei Charles III destaca economia em 1º discurso no Parlamento
Charles III realizou nesta terça-feira (7) o seu primeiro "Discurso do Rei" no Parlamento britânico e descreveu 21 legislações, incluindo planos para combater a criminalidade, manter a ordem pública e impulsionar o crescimento econômico.
Na abertura de seu pronunciamento, o monarca fez uma homenagem ao "legado de serviço e devoção a este país" estabelecido por sua mãe, a rainha Elizabeth II, morta em 8 de setembro de 2022.
Na sequência, reconheceu os "desafios significativos a longo prazo" criados para o Reino Unido pela pandemia de Covid-19 e pela da Rússia na Ucrânia e enfatizou que a prioridade do governo é tomar "decisões difíceis, mas necessárias a longo prazo para mudar este país para melhor".
O rei também afirmou que o governo britânico "continuará a tomar medidas para reduzir a inflação, aliviar o custo de vida das famílias e ajudar as empresas a financiar novos empregos e investimentos", além de apoiar o Banco da Inglaterra no controle do aumento dos preços, "tomando decisões responsáveis sobre gastos e empréstimos".
Ele mencionou o chamado "Brexit", saída do Reino Unido da União Europeia, e garantiu que serão tomadas medidas para "tornar a economia mais competitiva", incluindo a apresentação de uma legislação para "promover o comércio e o investimento com as economias da região que mais cresce no mundo".
Durante o discurso, o monarca também anunciou que os infratores graves devem esperar "penas mais duras" e as forças policiais serão capacitadas "para prevenir crimes novos ou complexos", como crimes online e aliciamento sexual.
Além disso, acrescentou que o governo britânico se baseará na Lei de Migração Ilegal do ano passado para combater as travessias "perigosas e ilegais" de pequenos barcos no Canal da Mancha. .