Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Refinarias, terminal petrolífero e navios-tanque russos foram atingidos, diz Ucrânia

10 jul 2026 - 14h03
Compartilhar
Exibir comentários

O Estado-Maior da ‌Ucrânia informou nesta sexta-feira que atacou refinarias, um terminal petrolífero e um depósito em vários pontos da Rússia, bem como navios-tanque no Mar de Azov, enquanto Kiev não ⁠dá sinais de que vá diminuir o ‌ritmo de sua campanha contra o setor energético russo.

A refinaria de petróleo de ‌Ilsky, na região de ‌Krasnodar — uma das maiores do sul ⁠da Rússia —, pegou fogo, e o complexo de refino de petróleo de Ust-Luga, na região de Leningrado, também foi atingido, informou o Estado-Maior pelo aplicativo Telegram. Ambos são ‌alvos frequentes dos ataques ucranianos.

Um terminal de ‌petróleo e um ⁠depósito ⁠de petróleo na região de Rostov também foram alvo ⁠de ataques, ‌com novas explosões e ‌incêndios, de acordo com o comunicado.

Após meses de uma grande campanha da Ucrânia para danificar as principais instalações petrolíferas ⁠da Rússia e a logística relacionada, Moscou foi forçada a proibir as exportações de diesel para garantir o abastecimento interno.

A produção doméstica de ‌gasolina caiu para um nível equivalente a apenas cerca de 65% como resultado dos ⁠ataques, segundo duas fontes do setor e cálculos da Reuters.

Robert Brovdi, comandante das forças de drones da Ucrânia, disse que a Ucrânia também atacou 10 navios-tanque no Mar de Azov, entre os quase 50 navios de combustível danificados nesta semana, já que Kiev busca limitar o abastecimento de combustível para as tropas inimigas e isolar a Crimeia, que a Rússia ocupou em 2014.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra