PUBLICIDADE

Mundo

Putin se reúne neste sábado com Merkel

No encontro, os líderes devem discutir sobre construção de gaso

17 ago 2018 - 14h45
(atualizado às 14h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente russo, Vladimir Putin, e a chanceler alemã, Angela Merkel, vão se reunir neste sábado (18) no Palácio de Meseberg, na região de Berlim.

Os líderes devem discutir a implementação de diversos "projetos comerciais em conjunto".
Os líderes devem discutir a implementação de diversos "projetos comerciais em conjunto".
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, os líderes devem discutir a implementação de diversos "projetos comerciais em conjunto" e as ameaças de "terceiros países". Também estarão em pauta questões como as da Ucrânia e Síria. O encontro começará com um pronunciamento, em que os dois líderes apresentarão os principais temas a serem discutidos, mas não responderão a perguntas.

Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (17), Merkel disse que procurará levar adiante o "diálogo permanente" entre Moscou e Berlim, mas afirmou não esperar "resultados especiais" da visita de Putin à Alemanha.

Um dos temas mais delicados em questão será o projeto do gasoduto Nord Stream 2, na região do Mar Báltico, que aumentaria a capacidade russa de exportar gás natural para a Europa, passando pelo leste alemão e por países do leste europeu.

O governo norte-americano advertiu que a construção abriria caminho para a instalação de equipamentos de vigilância russos ao longo do Mar Báltico e se opôs à construção, ameaçando, inclusive, impor sanções aos países envolvidos na obra. Em julho, o presidente norte-americano, Donald Trump, chamou a Alemanha de "refém da Rússia" durante reunião da Otan, em Bruxelas, devido à suposta dependência do país pelo gás natural russo.

É pouco provável, segundo o porta-voz do Kremlin, que os dois líderes discutam a possibilidade de fornecer ajuda conjunta à Turquia, que enfrenta uma grave crise econômica e também está envolvida em embates políticos e econômicos com os Estados Unidos. "Não creio que este tema estará na agenda. Como ele pode ser discutido sem a presença da Turquia?", argumentou Peskov.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade