PUBLICIDADE

Mundo

Putin ironiza entrevista e diz que 'deseja boa saúde' a Biden

Presidente russo falou sobre ter sido chamado de 'assassino'

18 mar 2021 - 11h22
(atualizado às 11h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, rebateu nesta quinta-feira (18) a entrevista de seu homólogo norte-americano, Joe Biden, que o classificou de "assassino" e disse que o russo "iria pagar" por tentar interferir nas eleições de novembro de 2020.

Putin rebateu as acusações de Biden e lembrou que história de todos os países é repleta de casos dramáticos e sangrentos
Putin rebateu as acusações de Biden e lembrou que história de todos os países é repleta de casos dramáticos e sangrentos
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Quanto à declaração do meu homólogo norte-americano, realmente somos, como ele disse, pessoalmente conhecidos. O que eu responderia a ele? Eu diria: fique saudável, eu lhe desejo boa saúde", afirmou o russo em um evento e em discurso repercutido pelas principais agências estatais de notícias do país, Sputnik e Tass.

Ao ser questionado sobre o termo usado por Biden, de ser "um assassino", Putin lembrou que "quando éramos crianças e brigávamos, nós dizíamos: 'quem diz é porque é assim'".

"E não é um caso, não é só um jeito de falar das crianças, uma brincadeira. Tem um significado muito profundo nisso. Vemos sempre nas outras pessoas as nossas qualidades e pensamos que são como nós, baseando-se sobre isso, damos a nossa avaliação em geral", acrescentou.

Ainda alfinetando o democrata, Putin afirmou que "houve muitas dificuldades dramáticas e eventos sangrentos na história de cada nação", mas "quando avaliamos outros estados, outras pessoas, outros povos, estamos sempre nos olhando no espelho".

Putin destacou que a história dos Estados Unidos está repleta de casos do tipo e que a classe politica do país foi formada com a herança dos europeus que "eliminaram a população local, cometendo um genocídio, como chamam hoje em dia, um genocídio das tribos nativas".

"E isso foi seguido por um período de escravidão muito duro, difícil, brutal. Tudo isso nos leva ao longo da história e acompanha a vida dos Estados Unidos até hoje. De onde surgiu o movimento Vidas Negras Importam? Os afro-americanos enfrentam as injustiças até hoje", pontuou.

No entanto, assim como Biden tinha dito, Putin confirmou que seguirá fazendo acordos que sejam "interessantes" para os russos e que ele sabe "defender os interesses" da Rússia.

"Os EUA e as lideranças dos EUA, em geral, buscam ter certos tipos de relações conosco, mas apenas em áreas que eles tenham interesse e apenas nas condições deles. Mesmo que eles pensem que nós somos iguais, nós somos povos diferentes. Nós temos uma genética diferente, códigos morais e culturais diferentes . Eles vão ter que conviver com isso, apesar de todas as tentativas de impedir nosso desenvolvimento. Independentemente das sanções e insultos, eles terão que conviver com isso", ressaltou. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade