PUBLICIDADE

Mundo

Putin diz que apoiaria sucessor crítico se ele fosse fiel à Rússia

14 jun 2021 - 16h44
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse à rede de televisão norte-americana NBC, ao ser indagado sobre planos para um sucessor, que está disposto a apoiar alguém que seja fiel ao país, mesmo que seja um crítico do presidente.

Putin durante entrevista à NBC em Moscou
 11/6/2021   Divulgação
Putin durante entrevista à NBC em Moscou 11/6/2021 Divulgação
Foto: Reuters

"Se eu vir um indivíduo, mesmo que ele seja crítico de algumas das minhas atividades, mas vir que o indivíduo... é fiel ao país... seja qual for sua atitude a meu respeito, faria tudo para apoiar tais pessoas", disse Putin, segundo citação do site do Kremlin.

Putin domina a política russa desde 2000. Em abril, ele sancionou uma lei que pode mantê-lo no cargo até 2036, quando teria 83 anos, já que lhe permite concorrer a mais dois mandatos de seis anos quando seu atual terminar, em 2024.

Putin deu uma entrevista à NBC antes de seu primeiro encontro com Joe Biden na condição de presidente dos Estados Unidos em Genebra nesta semana, que coincide com as piores tensões no relacionamento entre a Rússia e os EUA desde os tempos da Guerra Fria.

"O presidente Biden é fundamentalmente diferente de (ex-presidente Donald) Trump, porque é um homem de carreira, passou quase toda a sua vida adulta na política", disse Putin, de acordo com uma transcrição da entrevista divulgada pelo Kremlin.

"Minha grande esperança é que... não haja nenhum medida impulsiva do (atual) presidente, que nos atenhamos a certas regras de comunicação, que consigamos concordar em algo", acrescentou ele.

Alexei Navalny, crítico do Kremlin atualmente preso, deve ser motivo de disputa na cúpula Putin-Biden.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade