Putin discute encontro com Trump no Alasca com líderes asiáticos
Modi reforçou pedido de fim da guerra na Ucrânia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutiu com seu homólogo da China, Xi Jinping, e outros líderes asiáticos nesta segunda-feira (1º) sobre seu encontro com o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a guerra na Ucrânia, ocorrido em meados de agosto no Alasca.
Na mesma ocasião, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, pediu ao russo para "acabar com o confronto" no leste europeu "o quanto antes".
Em discurso na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), no município chinês de Tianjin, o chefe do Kremlin afirmou que "aprecia os esforços" da China e da Índia para resolver a crise na Ucrânia, que "não decorreu da invasão" das forças russas, mas "do golpe de Kiev apoiado por seus aliados ocidentais" e "das tentativas do Ocidente de arrastar a Ucrânia para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)".
Para resolver a crise, "as causas devem ser abordadas, e o equilíbrio de segurança, restaurado", segundo Putin. "A Rússia adere ao princípio de que nenhum país pode garantir sua segurança às custas de outros", declarou,
Já o premiê indiano respondeu que "saúda todos os esforços recentes pela paz" e que espera "que todas as partes avancem construtivamente nessa direção". "Devemos encontrar uma maneira de encerrar o conflito o mais rápido possível e estabelecer uma paz duradoura. Este é o apelo de toda a humanidade", salientou.
Modi também reforçou a "parceria estratégica" entre Nova Délhi e Moscou. "Índia e Rússia permanecem lado a lado, mesmo nas situações mais difíceis", afirmou o primeiro-ministro, explicando ainda que a cooperação bilateral "não é importante somente para os nossos povos, mas também para a paz, a estabilidade e a prosperidade globais".