PUBLICIDADE

Mundo

Primeira missão espacial de Israel à Lua está pronta para decolagem na Flórida

20 fev 2019 - 11h06
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira espaçonave de Israel destinada à Lua está programada para decolar na Flórida, na quinta-feira, na primeira missão lunar com financiamento privado e que pode tornar o país a quarta nação a alcançar a superfície lunar.

O explorador robótico não-tripulado chamado Beresheet -- palavra hebraica para "gênesis" -- está previsto para decolar do Cabo Canaveral às 22h45min, no horário de Brasília, impulsionada pelo foguete Falcon 9, da companhia SpaceX, do bilionário Elon Musk.

A sonda de 585 quilos, com tamanho de uma máquina lava-louça, foi construída pela SpaceIL, empresa sem fins lucrativos, e pela Israel Aerospace Industries (IAI), companhia estatal de defesa, com 100 milhões de dólares fornecidos quase integralmente por doações privadas.

Se o lançamento for bem-sucedido, Beresheet deve chegar ao lado mais próximo da Lua em abril, seguindo uma jornada de dois meses por 6,5 milhões de quilômetros no espaço.

A SpaceIL disse esperar que a Beresheet inspire o programa espacial israelense voltado para fins militares a buscar mais missões científicas por meio de um "efeito Apollo", referindo-se ao programa de exploração lunar que se tornou o carro-chefe da agência especial norte-americana, Nasa, nos anos 1960 e início dos anos 70.

Os Estados Unidos, a antiga União Soviética e a China são os únicos três países que alcançaram sucesso em aterrissagens "suaves" de espaçonaves na superfície lunar até agora.

A missão da sonda israelense terá apenas dois a três dias na Lua. A sonda vai usar instrumentos para fotografar o local do pouso, medir o campo magnético da Lua e enviar os dados para Israel, afirmou o vice-presidente da SpaceIL, Yigal Harel.

Se bem sucedida, a sonda vai servir como um protótipo para uma série de missões futuras de aterrissagem na Lula planejadas em conjunto pela IAI e pela OHB System, da Alemanha, a pedido da Agência Especial Europeia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade