Primeira-ministra da Dinamarca sofre ataque em praça de Copenhague
Um homem foi detido após a agressão
A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, foi atacada por um homem nesta sexta-feira, 7, em uma praça de Copenhague, capital do país. O suspeito foi detido pela polícia local.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“A primeira-ministra Mette Frederiksen foi agredida por um homem na noite desta sexta-feira, em Kultorvet [praça pública], em Copenhague. O homem foi preso. A primeira-ministra está chocada com o incidente”, informou o gabinete.
Magnus Heunicke, ministro do Meio Ambiente do país, foi ao X - antigo Twitter - para repudiar a agressão e destacou o choque de Frederiksen com o ocorrido.
“Mette fica naturalmente chocada com o ataque. Devo dizer que isso abala todos nós que estamos próximos dela. Algo assim não deve acontecer em nosso belo país, seguro e livre. Todos temos a responsabilidade de cuidar uns dos outros e dos valores sobre os quais o nosso país se baseia. A polícia prendeu um homem pela agressão. Vamos tomar uma distância clara e nítida e, em vez disso, vamos juntos cuidar uns dos outros. Independentemente de divergências políticas, campanha eleitoral, etc. Isto é feio e inaceitável. Vamos mostrar que a Dinamarca está muito melhor”, escreveu o integrante do governo.
A agressão aconteceu dois dias antes dos dinamarqueses irem às urnas para a eleição do Parlamento Europeu, marcada para este domingo, 9. Há três semanas, o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, ficou gravemente ferido após sofrer um ataque a tiros na cidade de Handlova.