PUBLICIDADE

Mundo

Presidente da Itália homenageia vítimas da pandemia de Covid-19

País celebra data em memória aos mortos pelo novo coronavírus

18 mar 2022 - 08h10
(atualizado às 08h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, homenageou nesta sexta-feira (18) as pessoas que faleceram em virtude do novo coronavírus no país, por ocasião do dia nacional em memória das vítimas da pandemia.

Sergio Mattarella relembrou as pessoas que morreram em função da Covid-19
Sergio Mattarella relembrou as pessoas que morreram em função da Covid-19
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em 18 de março de 2020, a Itália viu uma das imagens mais marcantes da pandemia no país: a fila de caminhões do Exército para transportar corpos de vítimas em Bergamo, um dos epicentros da crise, para crematórios e cemitérios de outras regiões.

O "Dia Nacional em Memórias das Vítimas do Novo Coronavírus" prevê a realização de um minuto de silêncio para lembrar os mortos pela doença, enquanto as emissoras públicas de rádio e televisão terão de dar "espaços adequados" à cobertura da data.

"O dia 18 de março de 2020 permanece gravado na memória dos italianos. Uma imagem, a dos veículos militares que transportaram as vítimas de um vírus ainda desconhecido na época para Bergamo, que continha a tragédia de toda a pandemia. Toda a comunidade nacional reconhece a dor das famílias", disse Mattarella.

Além das pessoas que faleceram por causa do vírus, o chefe de Estado italiano declarou que profissionais de saúde, voluntários e cientistas também devem ser relembrados pelos seus esforços.

"Neste dia simbólico, temos a oportunidade de recordar muitas pessoas que não estão mais aqui, mas também aqueles que contribuíram para proteger a saúde de todos e fizeram funcionar os serviços essenciais, como médicos, cientistas, enfermeiros, militares, policiais e mulheres e homens da Proteção Civil", acrescentou o presidente italiano.

Mattarella ainda informou que o país europeu "está fortemente empenhado" em garantir uma renovação da vida da população, mas "sem esquecer a lição de tudo o que aconteceu". O presidente concluiu seu discurso destacando o "espírito de sacrifício" da nação.

Na última quinta-feira (17), a Itália registrou mais 79.895 casos e 128 mortes por Covid-19, elevando para 13.645.834 as infecções e 157.442 as vítimas da pandemia, segundo o boletim do Ministério da Saúde.

Além disso, o governo local anunciou o relaxamento das regras sanitárias e o cronograma para o período de transição pós-estado de emergência, que será encerrado no dia 31 de março após dois anos e dois meses. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade