Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Presidente da Bolívia corta próprio salário pela metade enquanto protestos tomam conta do país

25 mai 2026 - 12h09
Compartilhar
Exibir comentários

‌O presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, disse nesta segunda-feira que cortará seu salário e o de seus ministros pela metade em ⁠meio a uma crescente crise ‌política marcada por protestos e bloqueios de estradas exigindo ‌sua renúncia.

Em um ‌evento em Sucre, a ⁠capital constitucional do país, Paz disse que os cortes salariais demonstram o "compromisso do governo com o país".

Os cortes salariais ocorrem no ‌momento em que a Bolívia ‌entra em ⁠sua ⁠quarta semana de agitação política e social. ⁠Os ‌protestos causaram problemas ‌crescentes na cadeia de suprimentos nas cidades de La Paz e El Alto, onde ⁠a grave escassez de alimentos, combustível e medicamentos está atingindo mercados, hospitais e postos de gasolina.

Os ‌manifestantes estão pressionando o governo centrista de Paz a reverter as ⁠medidas de austeridade e a lidar com o aumento do custo de vida.

Paz, que assumiu o cargo em novembro e herdou uma economia em turbulência, defendeu os cortes de gastos e a redução dos subsídios aos combustíveis como necessários para estabilizar as finanças públicas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra