Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Premiê holandês Dick Schoof renuncia após líder da extrema-direira deixar coalizão

3 jun 2025 - 11h36
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro holandês, Dick Schoof, anunciou sua renúncia nesta terça-feira, poucas horas depois que o populista antimuçulmano da extrema-direita Geert Wilders retirou seu partido PVV da coalizão de direita, em uma ação que provavelmente provocará eleições antecipadas.

Os ministros do partido PVV, de Wilders, deixarão o gabinete, enquanto os demais ministros continuarão, por enquanto, em um governo interino.

Qualquer eleição provavelmente não será realizada antes de outubro, e a formação de um novo governo tradicionalmente tende a levar meses no dividido cenário político holandês.

Isso ocorre em um momento em que a extrema-direita está crescendo na Europa, com a irritação sobre a imigração e o custo de vida correndo o risco de corroer a unidade da Europa sobre como lidar com a Rússia e com o presidente norte-americano, Donald Trump.

Wilders disse mais cedo na terça-feira que seu partido estava se retirando porque os outros três parceiros da coalizão não estavam dispostos a apoiar suas ideias sobre asilo e imigração.

"Nenhuma assinatura em nossos planos de asilo. O PVV deixa a coalizão", afirmou Wilders em um post no X.

Os outros partidos da coalizão agora têm a opção de tentar prosseguir como um governo minoritário, embora não se espere que o façam.

Os partidos de oposição pediram novas eleições.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade