PUBLICIDADE

Mundo

Preferido de Trump para chefe de gabinete da Casa Branca não assumirá cargo

10 dez 2018 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

Primeira escolha de Donald Trump para ser seu novo chefe de gabinete, Nick Ayers não está mais no páreo, e agora o presidente dos Estados Unidos está cogitando ao menos outros dois candidatos, disseram fontes a par do assunto no domingo, o sinal mais recente de problemas em uma reformulação interna na Casa Branca.

Nick Ayers com o presidente Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca 28/07/2017 Cortesia da Vice-Presidência/Divulgação via Reuters
Nick Ayers com o presidente Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca 28/07/2017 Cortesia da Vice-Presidência/Divulgação via Reuters
Foto: Reuters

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e o deputado republicano Mark Meadows, presidente do grupo de direita Caucus da Liberdade da Câmara dos Deputados, estão entre os possíveis postulantes à vaga de John Kelly, disse uma fonte à Reuters.

Ayers, chefe de gabinete do vice-presidente, Mike Pence, e conhecido como um estrategista político republicano habilidoso, passou meses conversando sobre o posto, mas não conseguiu se entender com Trump, disse outra fonte.

Ayers, de 36 anos, tuitou dizendo que ao invés disso deixará a Casa Branca em breve, aparentemente para voltar à Geórgia, seu Estado natal. Uma das fontes disse que Ayers voltará ao "Primeiras Diretrizes da América", grupo combativo que ele ajudou a fundar antes de ir trabalhar para Pence na Casa Branca.

Várias horas após o surgimento da notícia Trump confirmou essencialmente que Ayers não aceitará o emprego, mas deu poucos detalhes adicionais.

"Estou no processo de entrevistar algumas pessoas realmente ótimas para o cargo de chefe de gabinete da Casa Branca. As notícias falsas estão dizendo com certeza que era Nick Ayers, uma pessoa espetacular que sempre estará em nossa agenda #MAGA", disse Trump no Twitter, referindo-se ao seu slogan "Tornar a América Grande Novamente". "Tomarei uma decisão em breve!"

Ayers havia escrito mais cedo no Twitter: "Partirei no final do ano, mas trabalharei com a equipe #MAGA para divulgar a causa".

Uma fonte disse que Trump queria que Ayers se comprometesse por dois anos, mas que este não aceitou tal condição. Pai de trigêmeos ainda pequenos, ele só estava disposto a servir até a primavera de 2019 por razões familiares, segundo um funcionário do governo.

A Casa Branca não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

Uma fonte a par do pensamento de Mnuchin disse que este vê seu cargo no Tesouro como mais adequado para ajudar o presidente e que se sente muito comprometido a permanecer em sua posição atual.

O porta-voz de Meadows não quis comentar o assunto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade