Prefeita é assassinada dentro do próprio gabinete no México
Lilia Gema García Soto, prefeita da cidade de San Mateo Piñas desde 2022, foi morta por homens armados que invadiram seu gabinete; autoria e motivação do crime seguem desconhecidas
A prefeita mexicana Lilia Gema García Soto foi assassinada a tiros na manhã deste domingo, dia 15 de junho, quando quatro homens armados invadiram seu gabinete, localizado no Palácio Municipal de San Mateo Piñas, em Oaxaca, e dispararam contra ela.
A prefeita mexicana Lilia Gema García Soto foi morta a tiros na manhã deste domingo, 15, após um grupo de quatro homens armados invadirem seu gabinete no Palácio Municipal de San Mateo Piñas, em Oaxaca, e atirarem contra ela. Ainda não há informações quanto à autoria nem o que motivou o crime.
Outro homem que estava no local também foi atingido por disparos e faleceu. Segundo a Procuradoria-Geral do Estado de Oaxaca, a investigação para encontrar os responsáveis pelos homicídios foi iniciada.
Os Ministérios da Defesa Nacional, da Marinha e da Segurança e Proteção ao Cidadão montaram uma operação de segurança na área.
=FISCALÍA INFORMA=
La Fiscalía General del Estado de Oaxaca (FGEO) inició las labores de investigación para dar con los responsables del delito de Homicidio, cometido en agravio de L.G.G.S., presidenta municipal de San Mateo Piña, así como de otra persona del sexo masculino… pic.twitter.com/H4wujTTFrn
— Fiscalía General (@FISCALIA_GobOax) June 15, 2025
Quem era Lilia?
Lilia era prefeita da cidade de San Mateo Piñas desde dezembro de 2022.
Salomón Jara Cruz, governador de Oaxaca, condenou o ato em publicação no X. "Não pode haver impunidade para este incidente.
Colaboraremos com a Procuradoria-Geral do Estado para esclarecer os fatos e fazer justiça", escreveu. /Com informações de AFP
