Prateleiras vazias e tensão no ar: brasileira relata caos em Madri após apagão
Espanha é um dos países que sofre com falta de energia elétrica na Europa nesta segunda-feira
A segunda-feira caminhava para mais um início normal de semana quando Naiara Araújo ficou sem eletricidade em seu apartamento, em Madri, na Espanha, durante o expediente do home office. Em um primeiro momento, acreditou que era uma falha isolada e pegou o telefone para avisar no grupo do trabalho. Porém, para a sua surpresa, não tinha sinal nem da operadora de celular.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ela foi para rua e começou a perceber o efeito do apagão que deixou vários países da Europa no escuro neste começo de semana.
“Está meio caótico. Não tem elevador, está tudo escuro. Nas ruas as pessoas estão com cara de quem não sabem o que fazer”, relatou ao Terra, em conversa interrompida em vários momentos por causa da falta de internet, que fica oscilando.
Segundo a brasileira de 33 anos, “o clima é de tensão e ninguém sabe quando os serviços serão restabelecidos”.
“Todo mundo está tentando voltar para casa, usando ônibus, o trânsito está bastante caótico. O metrô parou, os semáforos também”, enumerou.
Naiara conta que os supermercados que ainda estão abertos –funcionam por meio de geradores—registram filas e estão “vendendo horrores”. Várias prateleiras já estão vazias. A população correu para estocar comida em casa.
A analista de comunicação conseguiu encontrar com os amigos que moram no mesmo bairro na capital espanhola, comprou velas e decidiram que vão ficar juntas até que consigam mais informações sobre o apagão.
Como a maioria das casas tem fogão elétrico, o grupo optou por comprar carvão. A ideia é usar a churrasqueira para cozinhar até que a eletricidade seja restabelecida e evitar desperdícios de comida.

