Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polônia adverte Putin contra cruzar seu espaço aéreo para reunião com Trump

21 out 2025 - 09h17
Compartilhar
Exibir comentários

A Polônia advertiu o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na terça-feira, contra viajar por seu espaço aéreo para uma cúpula na Hungria com o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmando que poderia ser forçada a executar um mandado de prisão internacional caso ele o faça.

A Bulgária, no entanto, estaria disposta a permitir que Putin use seu espaço aéreo caso a cúpula seja realizada na Hungria, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Georg Georgiev.

Trump disse na semana passada que planeja se encontrar com Putin em Budapeste, ao tentar intermediar o fim da guerra russa na Ucrânia.

O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra Putin, acusando-o de deportar ilegalmente centenas de crianças da Ucrânia. A Rússia não reconhece a jurisdição do TPI e nega as alegações.

"Não posso garantir que um tribunal polonês independente não ordenará que o governo escolte essa aeronave até o chão para entregar o suspeito ao tribunal em Haia", afirmou o ministro polonês das Relações Exteriores, Radoslaw Sikorski, à Radio Rodzina.

O mandado de prisão do TPI obriga os Estados membros do tribunal a prender Putin caso ele pise em seu território.

Para evitar sobrevoar a Ucrânia, a delegação russa precisaria voar pelo espaço aéreo de pelo menos um país membro da União Europeia. Todos os países da UE são membros do TPI, mas a Hungria está em processo de saída.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade