PUBLICIDADE

Policial desarmado é morto na Nova Zelândia durante blitz

Vítima foi atingida durante uma operação de rotina em Auckland

19 jun 2020 08h42
| atualizado às 08h47
ver comentários
Publicidade

Um policial da Nova Zelândia foi morto e outro ficou gravemente ferido nesta sexta-feira depois de terem sido baleados em uma blitz de trânsito de rotina, informou o comissário de polícia do país, enquanto autoridades procuravam pelo suspeito.

Policiais em bloqueio de trânsito em Auckland
19/06/2020 TVNZ via REUTERS TV
Policiais em bloqueio de trânsito em Auckland 19/06/2020 TVNZ via REUTERS TV
Foto: Reuters

Escolas e creches perto do local do incidente em Auckland foram fechadas enquanto a polícia procurava o atirador, que também feriu uma terceira pessoa quando fugia de carro.

Os dois policiais estavam desarmados, o que é um procedimento normal na Nova Zelândia, onde somente policiais especializados, como os que trabalham em aeroportos e em equipes táticas, portam armas rotineiramente.

"Neste momento, não há nada que indique que este trabalho seria qualquer coisa fora do comum", disse o comissário de polícia, Andrew Coster, em entrevista coletiva em Wellington. Ele não deu detalhes do motivo que levou os policiais a pararem o veículo.

O policial morto foi o primeiro a morrer em serviço na Nova Zelândia, onde crimes a mão armada são relativamente raros, em pelo menos uma década.

A primeira-ministra Jacinda Arden classificou a morte como devastadora. "Perder um policial é perder alguém que está trabalhando para todos nós, mas também o membro de uma família, o ente querido e o amigo de alguém", afirmou em comunicado.

A Nova Zelândia endureceu as leis sobre armas desde que um atirador matou 51 muçulmanos em Christchurch no ano passado no pior tiroteio já registrado em tempos de paz no país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade