PUBLICIDADE

Mundo

Polícia de Washington alerta apoiadores de Trump a não levarem armas para protestos

4 jan 2021 - 20h57
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades municipais de Washington alertaram apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a não levarem armas para protestos marcados para esta semana contra a formalização no Congresso de sua derrota eleitoral para o presidente eleito Joe Biden, e convocaram centenas de homens da Guarda Nacional para ajudar a manter a ordem.

Apoiadores do presidente dos EUA, Donald Trump, durante protesto em Washington
11/12/2020
REUTERS/Jim Urquhart
Apoiadores do presidente dos EUA, Donald Trump, durante protesto em Washington 11/12/2020 REUTERS/Jim Urquhart
Foto: Reuters

"Recebemos informações de que há indivíduos com a intenção de trazer armas de fogo para a nossa cidade, e isso não será tolerado", disse o chefe da polícia da capital dos EUA, Robert Contee, em uma coletiva de imprensa na prefeitura, acrescentando que qualquer um que fizer isso ou provocar violência será preso. 

Mais de 300 militares estarão à disposição para apoiar o governo municipal, providenciando controle de multidões e auxiliando os serviços de bombeiros e de resgate, afirmou a Guarda Nacional do Distrito de Columbia em nota. A eles se juntarão efetivos da Polícia do Capitólio, Polícia de Parques e do Serviço Secreto, afirmou Contee. 

A capital norte-americana tem algumas das leis mais rígidas dos Estados Unidos em relação a armas de fogo, e proíbe o porte ou a posse de arma sem uma licença local. 

Milhares de apoiadores de Trump, incluindo alguns grupos nacionalistas de extrema-direita que portam abertamente armas em protestos em outros lugares, são esperados na capital dos EUA a partir de terça-feira para protestar contra a certificação no Congresso da derrota do presidente para o democrata Biden nas eleições de 3 de novembro. A sessão parlamentar está marcada para quarta-feira. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade