PUBLICIDADE

Mundo

Plano de May para o Brexit fracassa após "humilhação" pela UE, diz mídia britânica

21 set 2018 - 09h25
Compartilhar
Exibir comentários

As propostas da premiê britânica, Theresa May, para o Brexit foram declaradas mortas pela mídia do Reino Unido nesta sexta-feira, depois do que viram como uma humilhação de May durante cúpula informal com líderes da União Europeia em Salzburgo.

Primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, chega para foto com líderes da União Europeia em Salzburgo, na Áustria 20/09/2018 REUTERS/Lisi Niesner
Primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, chega para foto com líderes da União Europeia em Salzburgo, na Áustria 20/09/2018 REUTERS/Lisi Niesner
Foto: Reuters

Após jantar na cidade austríaca, líderes da UE disseram que trabalharão para chegar a um acordo do Brexit no próximo mês, mas rejeitaram a proposta de May.

Para a mídia britânica, a mensagem foi clara.

"Seu Brexit está quebrado", disse o jornal Daily Mirror.

Outros jornais britânicos usaram uma foto da Reuters em suas primeiras páginas mostrando a premiê, vestindo um casaco vermelho, aparentemente isolada de um grupo de líderes da União Europeia.

"May humilhada", disse o jornal Guardian. "Humilhação para May", disse a manchete do Times.

"Fim das esperanças de May em Salzburgo à medida que líderes da UE rejeitam acordo de Chequers", escreveu o Financial Times, que tem defendido fortemente a filiação do Reino Unido à União Europeia. A BBC disse: "Rejeição constrangedora para premiê em Salzburgo".

As manchetes negativas indicam o tamanho da divergência entre Londres e os outros 27 países membros da UE sobre o futuro do Brexit.

O Sun foi mais longe: "Ratos sujos da UE - mafiosos europeus emboscam May", disse, ao lado de uma caricatura do presidente francês, Emmanuel Macron, e do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, como gângsteres armados.

Macron disse que as propostas de May, conhecidas como Chequers em referência a casa de campo onde foram aprovadas pelo gabinete britânico em julho, são "inaceitáveis".

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, tentou acalmar a situação, mas pediu ação, comparando o Reino Unido e a União Europeia a dois porcos-espinhos apaixonados.

"Quando dois porcos-espinhos se abraçam, é preciso ter cuidado para não haver arranhões", disse a jornais austríacos.

O Reino Unido deve se desligar do bloco no dia 29 de março, mas pouco está definido. Até agora não há um acordo de saída completo e alguns parlamentares prometeram votar contra um possível acordo do Brexit.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade