PUBLICIDADE

Mundo

Partidos expressam otimismo conforme Merkel planeja reprise de coalizão com SPD

3 jan 2018 - 18h32
Compartilhar
Exibir comentários

Os maiores partidos da Alemanha expressaram otimismo sobre as chances de formar um governo após diversas horas de conversas entre os líderes dos conservadores, da chanceler Angela Merkel, e do Partido Social-Democrata (SPD), que Merkel espera conquistar como parceiro de coalizão.

O comunicado conjunto emitido pelos partidos nesta quarta-feira, que falava de crescente confiança, foi uma boa notícia para Merkel, cuja reputação como experiente construtora de consenso está em jogo nesta segunda tentativa de formar um governo de coalizão, após semanas de ataques entre seus aspirantes a parceiros.

Buscando um quarto mandato, Merkel viu sua autoridade enfraquecida na eleição nacional em setembro, quando apoio aos conservadores foi erodido pela extrema-direita.

"A confiança cresceu e nós estamos otimistas para as conversas", segundo comunicado divulgado após três horas de conversas entre Merkel e outros líderes de sua União Democrata-Cristã, aliados bávaros da União Social-Cristã e do SPD.

Ela está sob pressão para fechar um acordo com o SPD, de centro-esquerda e que perdeu muito apoio na eleição, mas os dois lados têm se enfrentado sobre uma série de assuntos, especialmente imigração e impostos.

O líder do SPD, Martin Schulz, elogiou as "concentradas e focadas consultas" que teve com líderes, que disse terem sido uma boa base para conversas exploratórias formais. As discussões estão programadas para começar no domingo e podem levar a negociações oficiais de coalizão em poucas semanas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade