PUBLICIDADE

Mundo

Partido Trabalhista readmite Corbyn após polêmica sobre antissemitismo

Aos 71 anos, político criticou relatório da Comissão de Direitos Humanos

17 nov 2020 - 16h22
(atualizado às 16h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Executivo Nacional do Trabalho Britânico (NEC) decidiu nesta terça-feira (17) readmitir o ex-líder trabalhista Jeremy Corbyn, suspenso do partido nas últimas semanas após uma controvérsia sobre antissemitismo.

Aos 71 anos, político criticou relatório da Comissão de Direitos Humanos
Aos 71 anos, político criticou relatório da Comissão de Direitos Humanos
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Corbyn, de 71 anos, que liderou a legenda britânica entre 2015 e 2020, foi temporariamente suspenso depois de criticar o veredicto da Comissão Nacional de Direitos Humanos condenando a resposta insuficiente da sigla contra a discriminação e os abusos denunciados por militantes judeus nos primeiros dois anos de sua liderança.

Na ocasião, o ex-líder disse que o problema foi "dramaticamente exagerado por razões políticas pelos oponentes e os meios de comunicação" e gerou um conflito com seu sucessor, Keir Starmer.

Hoje, no entanto, Corbyn publicou uma mensagem em sua conta no Facebook e lamentou a dor que causou com suas declarações.

"Nunca devemos tolerar o antissemitismo ou menosprezar as preocupações sobre ele. E essa não foi minha intenção em nada que eu disse esta semana", disse. "Lamento a dor que este problema causou à comunidade judaica e não gostaria de fazer nada que pudesse agravá-la ou prolongá-la".

Corbyn ainda explicou que tentou "esclarecer qualquer confusão" sobre sua declaração anterior em uma entrevista, embora não tenha se desculpado diretamente pelos comentários.

"Espero que este assunto seja resolvido o mais rápido possível, para que o partido possa trabalhar junto para erradicar o antissemitismo e se unir para se opor e derrotar este governo conservador profundamente prejudicial", finalizou.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade