PUBLICIDADE

Mundo

Parlamento de Portugal tem dificuldade para eleger presidente; extrema-direita mostra força

27 mar 2024 - 12h30
Compartilhar
Exibir comentários

O fragmentado novo Parlamento de Portugal teve dificuldades na quarta-feira para eleger um presidente, depois que três votações inconclusivas no dia anterior ressaltaram a fragilidade da coalizão de centro-direita que venceu as eleições e a crescente influência da extrema direita.

A coalizão Aliança Democrática (AD) venceu a eleição de 10 de março por uma pequena margem sobre o Partido Socialista, que estava no governo antes do pleito, ficando muito aquém de uma maioria.

O partido de extrema direita Chega quadruplicou sua representação parlamentar, refletindo uma inclinação política para o populismo de direita em toda a Europa.

Em uma tentativa de compromisso após vários adiamentos da votação na quarta-feira, o Partido Social Democrata (PSD), que lidera a AD, e os socialistas disseram que buscariam a solução de uma presidência rotativa.

"Precisamos superar esse impasse", disse o deputado do PSD Joaquim Miranda Sarmento aos repórteres, explicando que a ideia era que José Pedro Aguiar Branco, do PSD, fosse o primeiro presidente da Assembleia da República, seguido pelo socialista Francisco Assis na segunda metade da legislatura de quatro anos, se ela durar tanto tempo.

O PS disse que se tratava apenas de uma "solução institucional" que não tornava ambos os partidos parceiros de governo.

Somados, o PSD e os socialistas têm 156 assentos no Parlamento de 230 deputados, o suficiente para eleger um presidente.

Analistas previram instabilidade para o governo minoritário da AD, que tem apenas 80 assentos e provavelmente não conseguirá aprovar leis sem o apoio do Chega, cujo líder André Ventura exigiu um acordo de longo prazo em troca de apoio.

O líder da AD, Luis Montenegro, recusou repetidamente qualquer acordo formal com o Chega.

Na segunda-feira, Ventura disse que seu partido havia chegado a um "entendimento" com a AD sobre a eleição de Aguiar Branco.

No entanto, depois que vários membros da AD negaram a existência de um acordo, seu candidato não conseguiu obter votos suficientes, enquanto Ventura acusou a AD de "pisotear" o Chega. Duas outras rodadas de votação, depois que os socialistas e o Chega apresentaram seus próprios candidatos, também fracassaram na terça-feira.

Após o compromisso anunciado na quarta-feira, Ventura disse que isso mostrava claramente que o PSD havia escolhido seu "companheiro de jornada" para seu mandato e que agora precisa governar com ele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade