PUBLICIDADE

Mundo

Parlamento da UE deixa de reconhecer separatista catalão preso como parlamentar

10 jan 2020 - 17h59
Compartilhar
Exibir comentários

O mandato como parlamentar europeu do líder separatista catalão Oriol Junqueras, que está preso, acabou, disse o presidente do Parlamento da União Europeia (UE) nesta sexta-feira, em um duro golpe para o movimento separatista catalão.

Oriol Junqueras faz juramento como deputado no Parlamento espanhol em 2019
21/05/2019
Angel Navarrete/Pool via REUTERS
Oriol Junqueras faz juramento como deputado no Parlamento espanhol em 2019 21/05/2019 Angel Navarrete/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, disse que decisões tomadas neste mês pelo conselho eleitoral da Espanha e pela Suprema Corte do país impedem Junqueras de ocupar um assento na Casa, o que significa que ele não é mais um parlamentar europeu desde 3 de janeiro.

Junqueras foi condenado a 13 anos de prisão em outubro por seu papel na tentativa fracassada da Catalunha de se separar da Espanha em 2017. Ele foi eleito para o Parlamento Europeu enquanto estava na prisão aguardando o veredicto, mas não pôde tomar posse.

O caso dele teve um impulso no mês passado, depois que o mais importante tribunal da UE determinou que Junqueras tinha direito a imunidade parlamentar, mas a Suprema Corte da Espanha rejeitou essa decisão na quinta-feira.

O partido Esquerda Republicana de Catalunha (ERC), de Junqueras, disse que estava "ultrajado" pela decisão do Parlamento da UE e que irá recorrer.

"Nós... exigimos que... os interesses de um Estado-membro não prevaleçam sobre os interesses da União", disse a legenda.

A Constituição da Espanha proíbe regiões de se separarem do país e a tentativa catalã de independência, incluindo a realização de um referendo proibido em 2017, se tornou uma crise política nacional.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade