Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Parlamento catalão confirma socialista para liderar região, pondo fim a governo separatista

8 ago 2024 - 15h01
Compartilhar
Exibir comentários

O Parlamento da Catalunha confirmou nesta quinta-feira Salvador Illa, um aliado do primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, cujos socialistas ficaram em primeiro lugar nas eleições regionais de maio, como chefe do governo catalão, encerrando mais de uma década de governo separatista.

Salvador Illa é saudado após ser confirmado como chefe do governo da Catalunha
08/08/2024
REUTERS/Jon Nazca
Salvador Illa é saudado após ser confirmado como chefe do governo da Catalunha 08/08/2024 REUTERS/Jon Nazca
Foto: Reuters

No entanto, em um sinal de potenciais dificuldades, a investidura de Illa foi ofuscada pelo líder separatista Carles Puigdemont, que apareceu em um comício em Barcelona, desafiando um mandado de prisão após sete anos de exílio autoimposto, e depois desapareceu antes que a polícia pudesse prendê-lo.

Puigdemont disse à multidão que pretende reviver o movimento de independência que mergulhou a Espanha em uma profunda crise política há sete anos, quando a Catalunha, sob a liderança de Puigdemont, tentou se separar da Espanha após um referendo considerado ilegal pelos tribunais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade