Papa se solidariza com países afetados por furacão Melissa
Leão XIV pediu que autoridades façam 'todo o possível'
O papa Leão XIV expressou solidariedade nesta quarta-feira (29) às populações atingidas pelo furacão Melissa, que chegou à Jamaica e a Cuba com ventos e tempestades de potencial catastrófico.
Em sua audiência geral, o pontífice americano disse que o fenômeno natural deixou "milhares de pessoas desabrigadas", além de provocar danos a "casas, infraestruturas e diversos hospitais".
"Asseguro toda a minha proximidade, orando por aqueles que perderam a vida, pelos que estão em fuga e pelas populações que, na espera dos desdobramentos da tempestade, vivem agora horas de ansiedade e preocupação", declarou Leão XIV para os fiéis.
"Encorajo as autoridades civis a fazer todo o possível e agradeço às comunidades cristãs, assim como aos órgãos de voluntariado, pelo socorro que estão prestando", acrescentou.
Melissa chegou à Jamaica na última terça-feira (28) com ventos de até 300 quilômetros por hora, na categoria 5, o máximo da escala Saffir-Simpson. Já nesta quarta, o furacão atingiu Cuba com ventos de até 190 quilômetros por hora, sendo rebaixado para a categoria 3.
Segundo as autoridades cubanas, mais de 750 mil pessoas foram evacuadas por precaução.