Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa nomeia presidente da Pontifícia Academia para a Vida

Pegoraro, 65 anos, substituirá arcebispo Vincenzo Paglia

27 mai 2025 - 10h26
(atualizado às 15h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Leão XIV nomeou nesta terça-feira (27) o monsenhor Renzo Pegoraro como o novo presidente da Pontifícia Academia para a Vida.

Prevost fez nova nomeação nesta terça
Prevost fez nova nomeação nesta terça
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O religioso era o chanceler da Academia desde 2011 e agora sucederá o arcebispo Vincenzo Paglia, que completou 80 anos em 21 de abril e deixou o cargo.

"Agradeço ao papa Leão XIV pela nomeação como presidente da Pontifícia Academia para a Vida", declarou Pegoraro, segundo um comunicado da Pontifícia Academia para a Vida.

Segundo o religioso italiano, "o trabalho realizado nos últimos anos ao lado de dom Vincenzo Paglia e, antes disso, ao lado de dom Ignacio Carrasco de Paula, foi fascinante e estimulante, em linha com as indicações operativas e temáticas do falecido papa Francisco".

Pegoraro nasceu em Pádua em 4 de junho de 1959 e recebeu a ordenação sacerdotal em 11 de junho de 1989, incardinando-se na Diocese de Pádua. Ele formou-se em Medicina e Cirurgia em 12 de novembro de 1985 na Universidade de Pádua e obteve a Licenciatura em Teologia Moral em 1990, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, conquistando o diploma de especialização em Bioética na Universidade Católica do Sagrado Coração.

Ao longo de sua carreira, foi secretário-geral da Fundação Lanza de Pádua e professor de Bioética na Faculdade de Teologia do Triveneto. Desde 2000, é professor de Ética em Enfermagem no Hospital Pediátrico "Bambino Gesù", em Roma.

De 2010 a 2013, o italiano foi presidente da Eacme (Associação Europeia de Centros de Ética Médica) e, desde 1º de setembro de 2011, é chanceler da Pontifícia Academia para a Vida. Ele já publicou vários volumes, artigos e ensaios.

Em carta assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o papa Leão XIV, "movido por profundo reconhecimento", expressa a dom Paglia "o mais fervoroso agradecimento" pelo serviço prestado desde 2016 como presidente da Pontifícia Academia para a Vida. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade