PUBLICIDADE

Mundo

Papa elogia equipes coreanas conjuntas na Olimpíada de Inverno e oferece apoio a iniciativa de paz

7 fev 2018 - 11h29
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco disse nesta quarta-feira que a participação de atletas norte-coreanos na Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, desperta a esperança de uma reconciliação na península coreana, e que o Vaticano está pronto para apoiar qualquer iniciativa de paz.

Papa Francisco em audiência no Vaticano 07/02/2018 REUTERS/Max Rossi
Papa Francisco em audiência no Vaticano 07/02/2018 REUTERS/Max Rossi
Foto: Reuters

"A trégua olímpica tradicional adquire uma importância especial neste ano", disse o papa a peregrinos e turistas em sua audiência geral semanal.

Delegações das duas Coreias marcharão juntas sob uma única bandeira, e atletas competirão como uma equipe única em alguns esportes nos Jogos de Inverno, que começam na sexta-feira.

"Isso permite que se tenha esperança em um mundo no qual os conflitos possam ser resolvidos pacificamente, através do diálogo e do respeito recíproco, como o esporte nos ensina a fazer", afirmou.

"Que esta Olimpíada seja uma grande festa de amizade e esporte", disse, acrescentando que o Vaticano está disposto a apoiar qualquer "iniciativa de paz útil que favoreça a paz e o encontro entre povos".

Francisco já pediu anteriormente que todas as nações apóiem o diálogo para amenizar as tensões na península coreana, e que trabalhem por uma proibição de cumprimento obrigatório às armas nucleares.

No ano passado ele disse que um terceiro país, como a Noruega, deveria tentar mediar a disputa entre a Coreia do Norte e Washington para apaziguar uma situação que se tornou "quente demais" e que representa um risco de devastação nuclear.

O papa, que é fã de futebol, contou que acompanhará os Jogos com suas orações.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade