PUBLICIDADE

Mundo

Papa diz sofrer de bronquite e deixa de ler discurso por tosse

Nos últimos dias, Francisco, que ainda está com a voz um pouco frágil, apresentou sintomas gripais e chegou a passar por exames

2 mar 2024 - 09h33
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Papa Francisco confirmou que sofre de bronquite, após não conseguir ler um discurso durante abertura do ano judicial. O presidente do Tribunal do Vaticano foi quem inaugurou o período.
Papa Francisco durante abertura do ano judicial no Vaticano
Papa Francisco durante abertura do ano judicial no Vaticano
Foto: Vatican Media via Vatican Pool/Getty Images

O papa Francisco confirmou neste sábado, 2, em um evento no Vaticano, que sofre de bronquite, após não conseguir ler um discurso devido à tosse. "Agradeço a todos vocês, preparei um discurso mas sinto que não posso lê-lo por causa da bronquite", declarou o Pontífice ao abrir o ano judicial na Santa Sé.

Nos últimos dias, Francisco, que ainda está com a voz um pouco frágil, apresentou sintomas gripais e chegou a passar por exames em um hospital de Roma. No sábado passado, inclusive, o religioso cancelou seus compromissos agendados, assim como na segunda-feira, embora tenha feito a oração do Angelus no domingo.

Durante o evento, o presidente do Tribunal do Vaticano, Giuseppe Pinatone, inaugurou o ano judicial deste ano perante o Papa. "Declaro aberto o ano judicial de 2024", disse ele.

O discurso de saudação, porém, foi proferido pelo promotor de justiça do Vaticano, Alessandro Diddi, que destacou "a credibilidade" que a jurisdição da Santa Sé "há anos" tem conseguido ganhar no sistema jurídico internacional "apesar de não pertencer à União Europeia".

"O ano passado foi caracterizado pela realização de importantes julgamentos, tanto no setor civil como no criminal", lembrou.

Novo Papa, tragédia climática e mais: as previsões de Nostradamus para 2024 Novo Papa, tragédia climática e mais: as previsões de Nostradamus para 2024

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade