PUBLICIDADE

Mundo

Papa alerta para ordenação de padres 'imorais'

Declaração foi dada em encontro com bispos de Madagascar

7 set 2019 - 16h40
(atualizado às 16h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco se reuniu neste sábado (7), em Antananarivo, capital de Madagascar, com o clero malgaxe e alertou que a escassez de sacerdotes não é motivo para a ordenação de "candidatos imorais" como padres.

Papa se reúne com o clero malgaxe em Antananarivo
Papa se reúne com o clero malgaxe em Antananarivo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em seu discurso, o líder católico chamou de "lamentável" a falta de vocação sacerdotal em "alguns países da Europa" e disse que essa situação não deve ser "tão comum" em Madagascar, mas deu um conselho aos bispos.

"A falta de vocação leva o bispo a pegar [padres] aqui e ali, sem ver como eram suas vidas, e pegam expulsos de outros seminários, expulsos da vida religiosa. Foram expulsos por ser imorais ou por outros problemas. Por favor, fiquem atentos: não deixem o lobo entrar no rebanho", afirmou.

O Papa destacou ainda o "dever urgente de acompanhamento e discernimento" na escolha de novos padres. "A formação dos candidatos ao sacerdócio e à vida consagrada é destinada a garantir uma purificação das intenções", acrescentou.

Madagascar é a segunda etapa da viagem de Francisco pela África, que começou em Moçambique e terminará em Maurício. Também neste sábado, Jorge Bergoglio participou de uma vigília com 100 mil jovens em Antananarivo.

Em sua fala, o Papa aconselhou o público a não percorrer "caminhos fáceis". "As ilusões, quando somos jovens, nos seduzem com promessas que nos anestesiam, tiram nossa vitalidade, a alegria, nos tornam dependentes e nos fecham em um círculo aparentemente sem saída e cheio de amargura", declarou.

"Fiquem atentos para essa amargura, fiquem atentos", insistiu. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade