Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Palácio modernista criado por Niemeyer na Itália é revitalizado

Edifício em Segrate se assemelha ao Itamaraty, em Brasília

26 nov 2025 - 11h53
(atualizado às 13h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Um marco da arquitetura modernista na Itália, o Palácio Niemeyer, projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (1907-2012), acaba de passar por uma ampla revitalização.

O edifício, sede do grupo editorial Mondadori desde 1975 e localizado em Segrate, nos arredores de Milão, foi requalificado com um projeto que buscou valorizar seu caráter distintivo, porém reinterpretando-o de forma contemporânea, focando em soluções funcionais e sustentáveis.

O objetivo foi potencializar os espaços livres do projeto original, adaptando-os para um conceito de trabalho mais colaborativo e flexível. As obras abrangeram uma área total de mais de 20 mil metros quadrados e foram realizadas pela Generali Real Estate, proprietária do imóvel. 

Vista externa do Palácio Niemeyer, em Segrate

"O projeto representou uma importante ocasião para celebrar, nos 50 anos de sua inauguração, um lugar que é parte integrante da nossa identidade e da nossa história, além de um exemplo de arquitetura de valor internacional", afirmou Antonio Porro, CEO do Grupo Mondadori. "Um intervenção que nos permitiu tornar a nossa sede ainda mais eficiente, sustentável e inclusiva", acrescentou.

Segundo Benedetto Giustiniani, chefe da Generali Real Estate na Europa Meridional, a reforma preservou a "singularidade histórica e arquitetônica" do Palácio Niemeyer, um "edifício icônico" do patrimônio da empresa.

O projeto ficou a cargo do renomado estúdio internacional Cra-Carlo Ratti Associati, dirigido por Carlo Ratti, curador da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2025, com a colaboração do falecido arquiteto Italo Rota.

Interior do Palácio Niemeyer foi revitalizado 

A visão da dupla levou a uma reinterpretação radical do layout dos escritórios, criando um ambiente aberto, fluido e repleto de vegetação, em diálogo constante com a paisagem.

"Partindo do projeto icônico de Niemeyer e dos móveis por ele escolhidos, desmontamos e remontamos cada peça em novas configurações, integrando madeira, materiais reciclados, natureza e uma seleção de objetos do design italiano", explicou Ratti.

O Palácio Niemeyer foi construído entre 1970 e 1975 e é considerado um dos trabalhos mais importantes do arquiteto brasileiro na Europa, com características semelhantes ao Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil: um grande bloco de escritórios revestido de vidro e protegido por grandes arcos parabólicos de concreto aparente.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade