1 evento ao vivo

Os 44 tripulantes do submarino argentino ARA San Juan, encontrado após ter ficado um ano desaparecido

Submarino desapareceu em 15 de novembro de 2017 com cabos, suboficiais, tenentes e a primeira mulher submarinista da América Latina a bordo. Um ano depois, em 17 de novembro de 2018, Marinha da Argentina informou ter encontrado o submarino.

17 nov 2018
10h13
atualizado às 18h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Essas são as histórias e alguns dos rostos dos 44 tripulantes do submarino argentino ARA San Juan. Clique nas fotos para ler sobre cada um.

Foto: BBC News Brasil

Um submarino e 44 tripulantes desaparecidos. Esta é a dramática trama do ARA San Juan no Oceano Atlântico, desaparecido desde 15 de novembro de 2017, e encontrado um ano depois.

Segundo comunicado da Marinha da Argentina na madrugada deste sábado, 17 de novembro, o submarino foi encontrado pela empresa americana Ocean Infinity, a 800 metros de profundidade no Oceano Atlântico e a cerca de 600 quilômetros de distância da cidade de Comodoro Rivadavia, onde estava o centro das operações de busca.

Ainda não há informações sobre os 44 tripulantes que estavam à bordo quando o navio desapareceu. Ao jornal argentino Clarín, fontes do ministério da Defesa da Argentina falaram que ainda é muito cedo para saber se o submarino poderá ou não ser retirado das profundezas do mar. "A princípio, acreditamos que será muito difícil, mas este é um trabalho que começa a partir de agora. E, claro, há a ideia de se será possível ou não recuperar os corpos dos tripulantes".

"Estamos todos comovidos com a notícia", falou Jorge Villarreal, pai de um dos tripulantes, para o Clarín. "Justiça e verdade era o que pedíamos. E com tudo isso nós estamos orgulhosos. Sabemos onde estão nossos filhos. Esperamos receber alguma fotografia em breve, esperamos poder dar a eles a despedida que merecem. Assim, poderemos ter paz", disse Villarreal.

* Esta página foi publicada originalmente em novembro de 2017 e atualizada após o anúncio de que o submarino foi encontrado.

Veja também:

Coronavírus, 1 ano depois: de 'pneumonia desconhecida' a quase 2 milhões de mortos
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade