PUBLICIDADE

Oriente Médio

Zoológico de Gaza embalsama animais mortos em guerra

Apelidado de “o pior zoológico do mundo”, espaço em Gaza perdeu animais durante conflitos armados de 2014

3 fev 2015 - 09h45
Compartilhar
Exibir comentários
Múmias de animais revelam os estragos da guerra em Gaza
Múmias de animais revelam os estragos da guerra em Gaza
Foto: Daily Mail / Reprodução

O cenário não é nada acolhedor e mais parece um museu do que um zoológico: múmias de leões, macacos, aves e crocodilos revelam os estragos dos conflitos armados entre o exército de Israel e o grupo palestino Hamas em meados de 2014. No Khan Younis, os animais morreram não só pelos bombardeios, mas de fome e sede, já que funcionários não conseguiam chegar lá para cuidar deles. As informações são do Daily Mail.

O dono do estabelecimento, Mohammed Awaida, culpou os conflitos pela perda de dezenas de animais. E não só os do ano passado tiveram as consequências fatais, mas em 2007 e 2008, Awaida relata os mesmos problemas. Desde 2005, o zoológico mantém o hábito de embalsamar e devolver os corpos para suas jaulas, porém, agora, o número de mortos pode ultrapassar os vivos, deixando o cenário pesado.

O cuidado básico aos animais é quase inexistente no Khan Younis (e nos outros quatro zoológicos do local): não há tratador especializado e os cuidados médicos são feitos através de consultas por telefone com os veterinários do Egito. Hassan Azzam, diretor do departamento de serviços veterinários no Ministério da Agricultura de Gaza afirmou que “nós temos capacidades miseráveis”, mas que “o ministério incentiva zoológicos”.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade