PUBLICIDADE

Oriente Médio

Tempestade de neve mata 30 pessoas no norte do Afeganistão

19 fev 2017 - 12h52
(atualizado às 16h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 30 pessoas morreram, assim como 20.000 cabeças de gado, como consequência da tempestade de neve que castiga as províncias de Faryab e Badakhshan, ao norte do Afeganistão, onde outro temporal deixou quase 200 mortos no início deste mês.

"Como resultado da forte nevasca, 26 aldeões morreram e nove ficaram feridos em seis distritos (da província) desde ontem", disse à Agência Efe o porta-voz do governador de Faryab, Javid Baidar.

Afeganistão
Afeganistão
Foto: Google Maps / Reprodução

Por outro lado, na província nordeste de Badakhshan se contabilizaram quatro mortos nas avalanches, declarou à Efe Homayoon Dehqaan, chefe provincial do ANDMA, organismo encarregado da gestão de desastres no país asiático.

O porta-voz do governo de de Faryab afirmou que algumas das vítimas morreram sepultadas por avalanches, enquanto outras devido às baixas temperaturas que acompanharam as fortes nevascas, as piores "dos últimos 40 anos" na região e nas quais a neve alcançou entre 60 e 100 centímetros.

Além disso, a tempestade matou 20.000 cabeças de gado e destroçou 600 imóveis na província, onde, segundo Baidar, o número de vítimas mortais pode aumentar.

"Cerca de 30 pastores e 7.000 animais se encontram desaparecidos", detalhou o porta-voz, que indicou que as autoridades não conseguiram entrar em contato, por enquanto, com várias aldeias da região.

A tempestade de neve concedeu uma trégua nesta manhã, o que permitiu às autoridades começar as tarefas de socorro. "Começamos a enviar assistência às áreas acessíveis por estrada", afirmou Baidar.

Veja também

Vídeo revela danos causados pelo EI nas ruínas de Palmira:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade