PUBLICIDADE

Oriente Médio

Sindicato chama greve geral na Turquia após polícia desocupar praça

A decisão pela greve geral foi tomada depois de a polícia usar bombas de gás para expulsar manifestantes de parque em Istambul

15 jun 2013 - 18h04
(atualizado às 18h31)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Manifestantes correm após a polícia usar jatos de água no parque Gezi,  em Istambul</p>
Manifestantes correm após a polícia usar jatos de água no parque Gezi, em Istambul
Foto: Reuters

Um dos principais sindicatos de funcionários públicos da Turquia anunciou que convocará uma greve geral para segunda-feira depois que a tropa de choque da polícia entrou em um parque de Istambul, disparando gás lacrimogêneo para retirar do local centenas de manifestantes anti-governo neste sábado.

"Já tínhamos tomado a decisão de entrar em greve se houvesse uma intervenção no parque. Então amanhã vamos declarar uma greve para segunda-feira", disse Mustafa Turgut, porta-voz do Sindicato de Trabalhadores Públicos (Kesk), que conta com 240 mil membros de 11 sindicatos.

Um outro sindicato, a Confederação de Sindicatos Revolucionários (Disk), fazia uma reunião de emergência para decidir se também entrará em greve, disse um representante à Reuters.

Protesto

Os manifestantes que ocupavam a praça Taksim e o parque Gezi em Istambul anunciaram uma manifestação em massa para domingo, a partir das 16h locais (10h de Brasília), para lembrar os quatro mortos na onda de protestos que ocorre na Turquia há mais de duas semanas.

O protesto no parque Gezi amanhã ocorrerá na mesma hora e a poucos quilômetros da grande manifestação convocada pelo primeiro-ministro e seu partido islamita na praça Kazlicesme.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade