PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU: decisão de Obama sobre Síria busca consenso sobre armas químicas

1 set 2013 - 13h22
(atualizado às 13h41)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Barack Obama condicionou ataque à aprovação do Congresso</p>
Barack Obama condicionou ataque à aprovação do Congresso
Foto: Mike Theiler / Reuters

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de buscar a aprovação do Congresso para uma possível ação militar contra a Síria pode ser vista como parte de um esforço para formar um consenso global em resposta ao uso de armas químicas em qualquer lugar, disse a Organização das Nações Unidas (ONU) neste domingo.

A afirmação da ONU foi feita em resposta ao anúncio de Obama no sábado de que pediria autorização do Congresso para uma ação militar contra Damasco, em represália ao ataque que ele atribui às forças do presidente sírio, Bash da al-Assad, uma decisão que deve atrasar uma intervenção em ao menos nove dias.

Guerra civil em fotos
AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vê a decisão de Obama "como um aspecto de um esforço para alcançar um consenso internacional amplo sobre as medidas em resposta a qualquer uso de armas químicas", disse o porta-voz da ONU Martin Nesirky.

"O uso de armas químicas não será aceito em hipótese alguma", acrescentou. "Não deve haver impunidade, e os perpetradores de um crime tão horrível contra a humanidade devem ser responsabilizados."

Nesirky disse que Ban havia conversado no domingo com Ake Sellstrom, chefe da equipe de inspeção de armas químicas da ONU, que deixou a Síria no sábado. Sellstrom está atualmente em Haia na elaboração da análise de amostras e provas recolhidas no local do incidente de 21 de agosto, que deixou centenas de mortos.

"Tendo em vista a magnitude do horrendo incidente de 21 de agosto, o secretário-geral pediu ao doutor Sellstrom para agilizar a análise da missão das amostras e informações obtidas, sem comprometer o cronograma científico necessário para uma análise precisa."

info infográfico síria forças ocidentais
info infográfico síria forças ocidentais
Foto: AFP

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade