PUBLICIDADE

Oriente Médio

Obama ordena envio de mais 350 soldados para o Iraque

Anúncio foi feito pelo presidente após vídeo divulgado pelo Estado Islâmico de decapitação de jornalista

3 set 2014 - 08h24
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente americano anunciou novo envio de tropas para o Iraque após mais um jornalista dos EUA ser decapitado por rebeldes
O presidente americano anunciou novo envio de tropas para o Iraque após mais um jornalista dos EUA ser decapitado por rebeldes
Foto: Ints Kalnins / Reuters

O presidente americano, Barack Obama, ordenou nesta terça-feira o envio de mais 350 soldados a Bagdá para proteger instalações diplomáticas americanas e funcionários do governo, indicou a Casa Branca.

O anúncio foi feito horas depois de o Estado Islâmico ter divulgado outro vídeo que mostra um militante mascarado com um sotaque britânico degolando um refém americano.

"O pedido (do Departamento de Defesa) aprovado hoje pelo presidente (Barack Obama) permitirá que alguns militares mobilizados anteriormente deixem o Iraque, ao mesmo tempo em que reforçará a segurança de nosso pessoal e as instalações em Bagdá", explicou a Casa Branca em comunicado.

Com este novo envio, os militares americanos em ação no Iraque serão mais de mil, uma presença reforçada desde que explodiu a atual crise com os jihadistas do Estado Islâmico (EI) há um mês. "Este envio se soma aos reforços para garantir a segurança da embaixada (em Bagdá), anunciados nos dias 15 e 30 de junho, (...) para incrementar a segurança diplomática no Iraque", explicou o Departamento de Defesa em comunicado.

"Além disso, 55 militares que estão em Bagdá desde junho deixarão o Iraque, mas os mesmos estarão preparados para atuar em outras contingências de segurança na região se for necessário", acrescentou o Pentágono.

O grupo extremista sunita declarou um "califado" em regiões sob seu controle no Iraque e na Síria, depois de ter tomado grande parte do norte de Bagdá, expulsando as minorias cristã e yazidi das áreas que ocupavam.

Os Estados Unidos têm realizado ataques aéreos contra posições do EI no Iraque e já têm centenas de militares em terra para dar segurança a funcionários diplomáticos no país árabe.

"O presidente autorizou o Departamento de Defesa a atender uma solicitação do Departamento de Estado por aproximadamente 350 militares adicionais dos Estados Unidos para proteger nossas instalações e pessoal diplomáticos em Bagdá, Iraque", indicou um comunicado.

"Nós vamos manter o apoio aos esforços do governo do Iraque para conter o EI, que representa uma ameaça, não apenas para o Iraque, mas para todo o Oriente Médio e para os funcionários e interesses dos EUA na região."

Obama, que está a caminho da Estônia e da cúpula da Otan em Gales, "vai ter encontros com aliados da Otan nesta semana tendo em vista ações adicionais contra o EI e o desenvolvimento de uma ampla coalizão internacional para implementar uma estratégia" de combate contra o grupo ultra-radical, disse.

Com os 350 militares adicionais, o número de forças adicionais destinadas a proteger as instalações e funcionários diplomáticos dos Estados Unidos no Iraque chega a 820, de acordo com o Pentágono.

Com informações da AFP e EFE.

Foto: Arte Terra

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade