PUBLICIDADE

Oriente Médio

Obama descarta ataque à Síria e admite não ter estratégia

O presidente americano acrescentou que Bashar al-Assad perdeu toda a legitimidade entre a comunidade internacional

28 ago 2014 - 20h39
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O presidente norte-americano, Barack Obama, concede entrevista na Casa Branca, em Washington, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira</p>
O presidente norte-americano, Barack Obama, concede entrevista na Casa Branca, em Washington, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira
Foto: Larry Downing / Reuters

Em entrevista coletiva concedida na Casa Branca, nesta quinta-feira, o presidente americano, Barack Obama, sinalizou que não há planos de ataques imediatos dos Estados Unidos na Síria e admitiu que Washington ainda está desenvolvendo uma estratégia para lidar com o conflito nessa região.

"Não quero colocar o carro na frente dos bois. Ainda não temos uma estratégia", disse Obama à imprensa, explicando que os Estados Unidos "não têm de escolher" entre o presidente sírio, Bashar al-Assad, e os combatentes do Estado Islâmico (EI).

"Precisamos de um projeto claro", insistiu, prometendo consultar o Congresso sobre o tema.

O governo de Obama, que evoca há dias a possibilidade de ataques aéreos na Síria, está em uma posição difícil, já que Washington e Damasco seriam aliados nesse caso, para enfrentar um inimigo comum.

"Continuaremos apoiando a oposição moderada, porque devemos oferecer ao povo da Síria uma alternativa a Assad, ou ao EI", destacou Obama, avaliando que o líder sírio perdeu "toda legitimidade" no plano internacional.

"Não vejo nenhum cenário no qual Assad seja capaz de uma forma ou de outra de levar a paz a uma região que é predominantemente sunita. Até o momento, nunca demonstrou sua vontade de compartilhar o poder com eles, ou buscar um acordo", acrescentou o presidente.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general Martin Dempsey, considerou que os jihadistas podem "ser derrotados", desde que também se concentre a atenção na Síria, e não apenas no Iraque.

Na entrevista coletiva, Obama anunciou ainda que enviará o secretário de Estado americano, John Kerry, ao Oriente Médio para conseguir o apoio dos países da região contra os jihadistas do EI.

"Fico satisfeito que países da região, países com os quais nem sempre estamos de acordo em muitas coisas, tenham reconhecido até agora a prioridade da ameaça que o EI apresenta para todos eles. E pedi ao secretário Kerry que viaje para a região para continuar construindo a coalizão de que necessitamos para enfrentar essa ameaça", completou Obama.

Foto: Arte Terra

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade