PUBLICIDADE

Oriente Médio

Obama fará declaração sobre Síria às 14h15 na Casa Branca

31 ago 2013 - 13h34
(atualizado às 13h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará neste sábado uma declaração sobre a Síria no jardim da Casa Branca a partir das 13h15 locais (14h15 de Brasília), anunciou o governo americano. A declaração será dada um dia depois de Obama ter cogitado a possibilidade de uma ação militar "limitada" na Síria, após os EUA alegarem ter provas de que foi o regime de Bashar al Assad o responsável pelo ataque com armas químicas na periferia de Damasco no último dia 21.

Diante do silêncio oficial, na imprensa americana hoje as dúvidas não são sobre se haverá um ataque dos EUA à Síria, mas como será essa operação e quando vai acontecer, levando em conta que Obama tem uma viagem agendada para terça-feira para a Suécia e em seguida Rússia, onde participará da cúpula do G20.

A manhã deste sábado foi movimentada na Casa Branca. Chegaram, entre outros, o vice-presidente, Joe Biden; o secretário de Defesa, Chuck Hagel, e o chefe do Estado-Maior, general Martin Dempsey.

Para mais tarde está programada uma conferência telefônica de membros da alta cúpula do governo, entre eles Hagel e o secretário de Estado, John Kerry, com senadores democratas e republicanos. As ligações são consultas realizadas com o Congresso sobre uma possível ação militar na Síria.

A Casa Branca convocou para amanhã uma sessão informativa confidencial para os membros da Câmara dos Deputados do Congresso.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade