PUBLICIDADE

Oriente Médio

Número de refugiados sírios em países vizinhos já supera 1,6 milhão

31 mai 2013 - 08h04
(atualizado às 08h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Os números de sírios que saíram de seu país e se refugiaram em nações vizinhas superou 1,6 milhão, alertou nesta sexta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

"Pelo menos 3 mil" dos novos refugiados vieram da cidade de Al Qusair, palco há três semanas de uma ofensiva por parte do regime de Bashar al Assad.

"A Acnur pôde comprovar a situação humanitária ruim destas famílias", disse o porta-voz do organismo, Dan McMorton. Segundo o funcionário, os refugiados vivem em péssimas condições higiênicas e por isso, "especialmente crianças, sofrem diarreia, problemas respiratórios, febre alta, infecções de ouvido e doenças de pele".

O porta-voz não deu mais detalhes sobre os outros 100 mil refugiados que cruzaram as fronteiras nos últimos 15 dias e se limitou a dizer que aumentou o número de pessoas que passaram a fronteira sul do país, limítrofe com a Jordânia.

"Não constatamos a passagem pela fronteira de milhares de pessoas, como ocorria regularmente há até três semanas, mas aumentou em relação aos poucos que cruzaram na semana passada", indicou.

"Sabemos que os combates próximo das fronteiras continuam, o que dificulta a fuga dos civis para países vizinhos", acrescentou.

A guerra civil na Síria entrou em seu vigésimo sexto mês, com um saldo de mais de 80 mil mortos e 1,5 milhão de refugiados, segundo dados da ONU. Além disso, um de cada três sírios necessitam de ajuda humanitária.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade