PUBLICIDADE

Oriente Médio

Milícias curdas tomam bairro adjacente ao centro antigo de Al Raqqa

15 jun 2017 - 09h26
Compartilhar
Exibir comentários

As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança liderada por milícias curdas e apoiada pelos Estados Unidos, tomaram nesta quinta-feira o controle do estratégico bairro de Al Sina, adjacente ao centro antigo da cidade de Al Raqqa, no nordeste da Síria, após combates com o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

"Tomamos o controle do distrito de Al Sina", no leste da cidade, disse à Agência Efe por telefone o porta-voz das FSD, Talal Salu, sem oferecer mais detalhes.

Desde o último dia 6, as FSD, com apoio da coalizão internacional e das forças especiais dos EUA sobre o terreno, fazem uma operação contra Al Raqqa, considerada a "capital" do califado autoproclamado pelo EI.

Anteriormente, o porta-voz de uma das facções que integram as FSD, Shervan Darwish, disse à Agência Efe que havia combates intensos em vários frentes em Al Raqqa.

"Os enfrentamentos são muito fortes", disse por telefone Darwish, integrante do Conselho Militar de Manbech.

"O 'Daesh' (acrônimo em árabe para Estado Islâmico) tenta interromper o avanço das FSD e escavou túneis, posicionou franco-atiradores e está realizando operações com explosivos", detalhou Darwish.

Segundo esta fonte, as FSD controlam atualmente uma usina de açúcar e o antigo quartel da Divisão 17, no norte de Al Raqqa; a região de Al Meshlab, na periferia oriental; e os bairros de Al Rumaniya e Al Sahalabia, no oeste. Agora o distrito de Al Sina se soma a estas conquistas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade