Irã inicia abastecimento da usina nuclear de Bushehr
Especialistas iranianos começaram nesta terça a abastecer, pela primeira vez, o reator da usina nuclear de Bushehr, situada às margens do Golfo Pérsico, informou a televisão estatal PressTV. A central começará a operar assim que as 163 barras de urânio enriquecido forem colocadas no núcleo do reator, segundo a fonte.
A informação foi antecipada na segunda-feira pelo presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano, Alaedin Boroujerdi, que definiu a ocasião como "uma grande vitória do Irã" sobre as grandes potências.
"Alemanha, Reino Unido e França se opuseram a transferir aos pesquisadores a tecnologia para (construir) centrífugas. Mas hoje em dia, temos entre 7 mil e 8 mil", destacou Boroujerdi, citado pela agência estatal Irna.
"Apesar das políticas dos Estados Unidos e de certos Estados europeus, que impuseram sanções à República Islâmica, seguiremos adiante com nossas políticas. Se eles não constroem uma usina para o Irã, o Irã o fará por si próprio", acrescentou.
Teerã começou a construir a usina nuclear de Bushehr na década de 1970 com ajuda da Alemanha, mas o projeto foi interrompido pela Revolução Islâmica de 1979, que depôs o último Xá da Pérsia, Mohammad Reza Pahlevi.
Os trabalhos foram retomados há dez anos, com a colaboração da Rússia, e concluídos em meados deste ano após uma série de atrasos. Em 21 de agosto, as autoridades nucleares iranianas anunciaram que já tinham dado início aos trabalhos de abastecimento da usina.